sábado, 4 de junho de 2011

Saiba mais sobre alimentos integrais


Pão integral pede consumo moderado

Pães e massas integrais têm quantidade de carboidrato semelhante à dos feitos com farinha branca

Foto: Divulgação
Carregando...

Na farinha integral, o trigo é usado inteiro
Pode reparar. No supermercado, pães e massas integrais estão sempre no carrinho das pessoas cuidadosas com a dieta. A razão é simples: eles são mais nutritivos que os feitos com farinha branca. Mesmo assim, não dá para comê-los à vontade. Principalmente se você quiser emagrecer.

A comida que leva farinha integral apresenta quantidades de carboidrato muito parecidas com aquela feita de farinha branca. “Embora o carboidrato seja uma das maiores fontes de energia do organismo, em excesso leva ao ganho de peso”, explica a nutricionista Hevoise Papini, de São Paulo. “Daí a importância de um consumo moderado.”

As vantagens nutritivas de pães e massas integrais começam no modo de produção. Para obter a farinha integral, usa-se o trigo inteiro. Inclusive a casca, onde há substâncias excelentes para fortificar o organismo, como zinco, fósforo e magnésio. Na farinha branca, a casca é removida e os nutrientes se perdem.

Aliás, a própria cor clara da farinha branca é fruto dos aditivos químicos. Embora essas substâncias existam em qualquer alimento industrializado, geralmente na comida integral elas são encontradas em menor quantidade.

Integral é rico em fibras

A nutricionista explica que se o consumidor puder escolher, a melhor alternativa é a integral, rica em fibras também. Preservadas no uso do trigo inteiro, as fibras ajudam na digestão da comida e no melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos.

Elas ainda têm o efeito de prolongar a sensação de saciedade após uma refeição. Ou seja, com as fibras você vai demorar um pouco mais para sentir fome.

Custom Editora
Especial para o Terra

 

Nenhum comentário: