quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sete maneiras de lidar com a fome emocional

Entenda os seus sentimentos e afaste a compulsão alimentar

PUBLICADO EM 21/12/2011 POR MANUELA PAGAN
As restrições exageradas na tentativa de emagrecer ou o estresse e as frustrações do dia a dia podem provocar um impulso incontrolável pela ingestão de comida - a chamada compulsão alimentar. As emoções costumam ser as principais causadoras desse distúrbio. "Sentimentos de angústia, tristeza, ansiedade ou euforia comumente desencadeiam esse processo", aponta a psicóloga e health coach Juliana Sato, especialista do Minha Vida.
Se não controlada, essa compulsão pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno. Para contornar as situações de fome emocional, confira os conselhos de especialistas no assunto.  
  • Diário alimentar - foto: Getty Images
  • Bicicleta - foto: Getty Images
  • Geladeira saudável - foto: Getty Images
  • Terapia - foto: Getty Images
  • Alimento saudável - foto: Getty Images
  • Picolé - foto: Getty Images
  • Alimentação equilibrada- foto: Getty Images
1 DE 7
handle
1
2
1. Você não sabe por que come compulsivamente?

2. Identifique a causa, que pode ser as pressões do dia a dia. 


O excesso de demandas, expectativas e frustrações, sejam na área profissional, familiar, amorosa ou financeira, podem gerar a fome emocional. Uma bronca do chefe, rompimentos emocionais, momentos de mudanças ou falta de dinheiro são situações que comumente causam essa compulsão. Fique atento a situações como essas na sua rotina. É válido fazer um diário alimentar e sentimental. Anote como se sentia no momento que comeu demais, assim ficará mais fácil identificar de onde vem a compulsão. ?Quando a pessoa consegue identificar o que está causando essa necessidade, ela se conscientiza da real causa de sua necessidade e pode aprender a controlar esse comportamento?, explica a psicóloga Juliana Sato.